20 janeiro 2006

Bendita Língua Portuguesa

Caros amigos leitores desse glorioso blog, quero lhes apresentar mais uma edição do "Aprendendo Português com o Professor Anônimo".
Na última "aula" analisamos o emprego errôneo do verbo no pretérito perfeito do indicativo na segunda pessoa do singular. Pois bem, hoje iremos analisar o uso do POR QUE. Vejamos os exemplos abaixo:
- Por quê eu fui deixar isso acontecer?
- Não sei porquê vocês ainda estão aqui.
- Não, não pode ser, Meu Deus! Por que?
- Por que eu sei o que vocês fizeram ontem.
- Não sei o porque de tanta preocupação.
As frases parecem perfeitamente corretas quanto a grafia do POR QUE, não é mesmo? Mas não estão. Passam longe de estar. Como assim? Na primeira frase o POR QUE pode ser substituído por POR QUE MOTIVO, POR QUAL RAZÃO, não pode? Sendo assim, a correta grafia do POR QUE nesse caso é:
- Por que eu fui deixar isso acontecer?
POR QUE é separado e não acentuado quando pudermos substituí-lo por POR QUE MOTIVO ou POR QUAL RAZÃO. Vejamos a segunda frase. Nela o POR QUE também pode ser substituído por POR QUE MOTIVO ou POR QUAL RAZÃO. Então:
- Não sei por que vocês ainda estão aqui.
Na terceira frase, também o POR QUE pode ser substituído. Porém, ele está no final da frase. Nesse caso, usa-se o POR QUÊ acentuado. Lembrem-se: quando puder ser substituído por POR QUE MOTIVO ou POR QUAL RAZÃO, é separado e não acentuado, exceto quando vier no final da frase. Nesse caso ele é separado e acentuado. Vejamos:
- Não, não pode ser, Meu Deus! Por quê?
A quarta frase parece uma resposta, não é mesmo? Quando o POR QUE indicar uma resposta, ele é escrito junto e não acentuado.
- Porque eu sei o que vocês fizeram ontem.
Ora, mas somente nesse caso o POR QUE é junto e não acentuado? Só quando indicar resposta? Não. Ele também é junto e não acentuado quando puder ser substituído pela conjunção POIS. Veja o exemplo abaixo:
- Estamos aqui reunidos porque celebramos hoje os 25 anos de nosso casamento.
O PORQUE pode ser substituído pelo POIS:
- Estamos aqui reunidos pois celebramos hoje os 25 anos de nosso casamento.
E quando usamos então o POR QUE junto e acentuado? Simples, quando ele indicar um motivo, uma razão. Vamos analisar a quinta frase lá do início do texto:
- Não sei o porque de tanta preocupação.
O POR QUE nesse caso indica um motivo, uma razão.
- Não sei o motivo/razão de tanta preocupação.
Nesse caso o POR QUE é junto e acentuado.
- Não sei o porquê de tanta preocupação.
- Não sei o porquê de tanta euforia.
Cuidado, não se enganem com o POR QUE. Ele sempre segue essas regras. Analisem a frase abaixo:
- Não sei porquê tenho que usar essas roupas.
Analisaram? Vocês devem ter pensando que o POR QUE nesse caso indica um motivo, uma razão, não é mesmo? Errado! Na frase acima o POR QUE indica POR QUE MOTIVO, POR QUAL RAZÃO. Então:
- Não sei por que tenho que usar essas roupas.

Bem amigos, ficamos por aqui. Espero que tenham aprendido como usar o POR QUE e treinem bastante, só assim vocês jamais esquecerão. Até a próxima aula do Professor Anônimo.

Um comentário:

Karla S. disse...

Tantos porquês (com acento, junto, etc etc etc) me deixaram consfusa. :P