07 outubro 2005

Referendo ...

Inevitável todos discutirmos esse assunto. Eu já havia me posicionado firmemente a favor do SIM, eu sou a favor da proibição da venda de armas no Brasil. Ai me vem a revista Veja, simplesmente a revista mais lida do Brasil, com uma matéria sobre "7 Motivos Para Se Votar Não" e me deixa encucado. Tenho dúvidas. Claro que muitos dos motivos dados são claramente tendenciosos, mas alguns são plausíves de análise. Não sei, tenho até o fim do mês pra me decidir. Acho que vou procurar mais pontos de vista por ai. =(

6 comentários:

Karla S. disse...

A Veja é foda. E agora ainda descobriu-se que o edificio onde a sede do grupo Abril está baseada pertence, na verdade, a um grande fabricante de armamentos.

Assim fica fácil defender o não. :]

James Kings disse...

Certo Emiliano, realmente preciso ler mais sobre os dois lados. Mas eu acho meio utópica uma revolução aristocrática armada. Mas entendo seu posicianamento, obrigado pela visita.

Karla S. disse...

Sinceramente mesmo? O problema é social, não é perda de direito de defesa, muito menos cultura de paz (argumentos do Não e do Sim, respectivamente). Esse referendo é uma piada de péssimo gosto, as duas frentes estão nos fazendo de palhaços. Uma com essa história de direito a defesa e a outra com a cultura da paz, do desarmamento do 'cidadão de bem'.
O grande x da questão da violência no Brasil é social. Far-se-ão quinhentos referendos sobre o assunto e nenhum deles vai resolver a questão enquanto educação, saúde e outros indicadores que compõe o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, não tiverem alterações. Aí é muito fácil fazer referendo e colocar nas mãos da população uma decisão, que no fundo cabe ao Estado.

E esse governo provou que a esquerda brasileira pode ser tão dominadora e corrupta quanto a direita que sempre nos governou.

E nós já temos aristocacria armada, ou os endinheirados com seguranças, carros blindados e afins são o quê? :]

Karla S. disse...

Eita, escrevi muito. Falando nisso Thiago, tem uma reportagem interessantíssima na Carta Capital dessa semana sobre o referendo. Fala justamente desses pontos que mencionei no meu comentário anterior.

Aliás, no Portal estamos fazendo uma série de reportagens com argumentos do 'sim' e do 'não'. Logo mais entra a reportagem sobre o porte de arma em outros países e o que ficou claro nesse texto é justamente essa questão do social. A própria Folha de São Paulo veio com um caderno especial domingo explicando o assunto e mostrando dados a respeito do porte de armas no Japão e na Jamaica (pior índice de homicídios por arma de fogo do mundo, 31 a cada 100 mil habitantes, o do Brasil é 29/100 mil), por exemplo e tá na CARA que o problema é de desenvolvimento social. E não simplesmente de dizer sim ou não ao comércio de armas. Se fosse só isso, seria lindo.

Karla S. disse...

Esqueci de mencionar que o IDH da Jamaica e do Brasil são um dos mais baixos do mundo e que nos dois países educação e segurança são deixados em segundo plano. Ao contrário do Japão, da Suiça (que o 'nao' adora falar na propaganda gratuita), cujas posições no ranking do IDH estão entre as primeiras.

Tá, mas chega. :P

James Kings disse...

Obrigado pelas informações, ambos. Vou procurar essa matéria da Carta Capital, parece interessante mesmo. Mas a cada dia eu acredito que esse referendo é apenas uma manobra para desviar os olhos da opinião pública sobre Brasília e seu mar de lama. Não quero votar nulo, não acho certo isso. Portanto a dúvida persiste. =)